Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Saudação, lema e aperto de mão escoteiro


Sinal escoteiro

Sinal escoteiro
O sinal escoteiro é feito com os dedos indicador, médio e anular, da mão direita, estendidos e unidos, mantendo-se o polegar sobre o mínimo. Os três dedos estendidos representam as três partes da Promessa Escoteira. Os outros dois, onde o maior se apóia sobre o menor, simbolizam que mesmo os escoteiros mais distantes são unidos, e que o mais forte defende o mais fraco.

Sinal da promessa

Sinal da promessa escoteira

O sinal escoteiro é feito levantando a mão direita com a palma para frente, o polegar pousado sobre a unha do dedo mínimo e os outros dedos esticados e apontados para cima. O sinal da Promessa, com a mão direita a altura do ombro e com antebraço na posição vertical, é usado apenas na cerimônia de promessa, os dedos se apóiam, o maior sobre o menor, simbolizam que mesmo os Escoteiros mais distantes são unidos e que o forte defende o mais fraco.

Distintivo de promessa

O símbolo Escoteiro é a Flor–de-Lis que aponta o Norte nos mapas e nas bússolas. É o distintivo do Escoteiro porque aponta na direção certa, para o alto. Mostra o caminho do cumprimento do dever e da ajuda ao próximo. Suas três folhas, também, lembram os três itens da promessa.
Distintivo promessa.jpg
Em 1907, no primeiro acampamento do mundo, a Flor-de-Lis apareceu pela primeira vez simbolizando o ideal do Escotismo. Uma bandeira toda verde, tendo ao centro a Flor-de-Lis na cor amarelo-ouro, sendo hasteada junto com a bandeira Inglesa, durante todo o acampamento. Hoje a Flor-de-Lis é o distintivo Escoteiro em todos os paises que pertencem à fraternidade mundial. A fim de distinguir uma nacionalidade da outra, muitas vezes, o emblema nacional é colocado junto à Flor-de-Lis. No Brasil, o Selo da República, com o círculo de estrelas e o Cruzeiro do Sul é usado para este fim. Sob a Flor-de-Lis há uma faixa com o nosso lema: Sempre Alerta! Sob a faixa, ou listel, há um nó. Seu objetivo é lembrar a boa ação diária, que você deve fazer em beneficio de alguém, sem outra recompensa que a de sentir-se útil.

Saudação escoteira

Saudação escoteira

Todos os portadores do distintivo Escoteiro fazem a saudação, uns aos outros, quando se encontram pela primeira vez no dia. O primeiro a ver o outro é quem toma a iniciativa de saudar, independente do cargo, graduação ou classe.
Os Escoteiros fazem, também, a saudação para cumprimentar autoridades e durante as cerimônias de hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional. Quando o Hino Nacional é tocado e não cantado, também, fazemos a saudação escoteira. Quando é tocado e cantado ficamos somente em posição firmes.
Na saudação, a posição dos dedos é igual ao sinal escoteiro, mas a mão toca ligeiramente a fronte do lado direito.

O aperto de mão

Aperto de mão escoteiro

Parece estranho que os Escoteiros se cumprimentam com a mão esquerda com os dedos mínimos entrelaçados. No entanto, o significado é que um Escoteiro confia no outro. Isso se deve a uma passagem na vida de B.P.
Certa vez, ao estender a mão direita para o chefe da tribo africana surpreendeu-se quando o indígena lhe estendeu a mão esquerda para cumprimentá-lo. Depois o chefe deu a B.P. a seguinte explicação: Aqui os grandes guerreiros se cumprimentam com a mão esquerda, largando para isso o escudo. Assim deixaram claro a sua coragem e a confiança que depositaram no outro, mesmo que esta seja o adversário. Entre nós, os guerreiros são homens de honra e os homens honrados são sempre leais.

O Lema

O nosso lema é: SEMPRE ALERTA
O que significa que você está sempre preparado, atento, física e mentalmente, para cumprir o dever para com Deus, com a Pátria e com o Próximo.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Agradecimento


Muito obrigado a todos que entraram no blog, eu estou muito feliz por ter chegado a mil visualizações em menos de um mês do blog.

Os primeiros Grupos Escoteiros do Brasil

O Movimento Escoteiro no Brasil começou no Rio de Janeiro, mais precisamente em 14 de junho de 1910. Foi fundado inicialmente não um grupo escoteiro, mas sim o "Centro de Boys Scouts do Brasil", situado á Rua Chichorro, nº 13 - Catumbi. Os nossos primeiros "boys scouts" portanto não eram exatamente de um Grupo Escoteiro, mas do Centro 
de Boys Scouts, que fechou já em 1914. 
BP ao lado de barraca da federação Brasileira.

        Em 1914 o Dr. Mario Cardim começou a escrever no jornal paulista "O Estado de São Paulo" sobre o escotismo, bem como dar palestras sobre escotismo no interior. O resultado foi que várias autoridades se interessaram pelo escotismo, fundaram a Associação Brasileira de Escoteiros (29/11/14) e convidaram jovens, entre 11 e 18 anos para engajarem-se imediatamente como escoteiros. Em 1915 já existiam escoteiros em São Paulo, MG, PE. CE, AM, ES, PR, PB, RN, BA, SC e RJ.

        No Rio, o grupo mais antigo em atuação é o 1º GE, atualmente chamado João Ribeiro dos Santos, fundado no  Futebol Clube, dia 21 de março de 1916, com incentivo de Dr. Arnaldo Guinle e da Sra. Guilhermina Guinle. Antes dele houveram outros grupos, como o Grupo de Escoteiros do Realengo, organizado como uma patrulha anexa ao Tiro de Guerra 102 em 1912, que se manteve até 1915; e o Grupo de Escoteiros da 4ª Escola Masculina do Distrito Federal. 

        O Grupo Escoteiro mais antigo em funcionamento no Brasil é o 1º RS George Black, antigamente denominado Associação Escoteira da SOGIPA, fundado em 13 de outrubro de 1913, sob a direção do professor George Black. Outro grupo fundado na mesma época ficava no Ginásio Júlio de Castilhos, mas fechou. Em 1913 foi fundado um Grupo Escoteiro pelo Prof. Curt Boettner, também fechado.

        Em MG o primeiro grupo foi fundado em 23 de dezembro de 1914, o "Grêmio de Bandeirantes Mineiros" em Rio Novo, a 45 km de Juiz de Fora, que teve seu primeiro grupo escoteiro fundado no dia 20 de junho de 1915, no Tiro de Guerra Afonso Pena. Os mineiros defendiam que os boys scouts fossem chamados de bandeirantes, como nossos desbravadores, e não pelo nome escoteiros. 

        No Espírito Santo foi fundado em 1915 a Associação de Boys Scouts de Vitória. No Paraná, se iniciou em 1915, em Paranaguá, e logo em seguida em Curitiba, com as tropas Trio Rio Branco, Escola Republicana e Escola Oliveira Bello. Em 1915 foram fundados também as primeiras associações escoteiras no Amazonas, Pernambuco e Bahia. Em 1917 fundou-se em 1917 o Primeiro Grupo Escoteiro do Alecrim, que em 1918 tornou-se Associação de Escoteiros do Alecrim (observação pessoal minha: acho que até hoje este grupo também existe, pois há no RN um grupo que é chamado popularmente de "Escoteiros do Alecrim").

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Curiosidades:Escoteiros Famosos






Como todos sabem o escotismo é difundido em todo o planeta, e milhares de pessoas já passaram por esse movimento. No mundo calcula-se 28 milhões de escoteiros em 216 países, e no Brasil existem mais de 60.000. 

Conheça abaixo alguns escoteiros famosos no brasil e no mundo. 

 Escoteiros Famosos do Brasil 


Agnaldo Timoteo  Cantor      
     




 Álvaro Dias Ex-governador do Paraná   







 Bel Vocalista do chiclete com Banana  





Ciro Gomes Ex-Ministro da Economia e Governador do Cearácomo fazer um twitter




Dalton Trevisan Escritor 




 Fernando Sabino Escritor 



 Frei Betto Escritor  


 Geraldo Alckmin Ex-Governador de São Paulo 


 Itamar Franco Ex-Presidente e Governador de Minas 



João Batista O. Figueiredo Ex-Presidente (in memorian)  


Juca Chaves Comediante


 Juscelino Kubitchek Ex–Presidente (in memorian)  


 Kleiton e Kledir Cantores  


 Luis Antonio Fleury Filho Ex-Governador de São Paulo  



 Maria Bethânia Cantora   


 Marieta Severo Atriz–Rede Globo   


 Mario Covas Ex-Governador de São Paulo (in memorian)  



 Peninha Cantor e Compositor 


  Roberto Requião Senador, Ex -Governador do Paraná 



   Roberto Marinho Dono da TV Globo  



Washington Luiz P. de Souza Ex-Governador de São Paulo e Presidente do Brasil  



Zacarias Comediante de "Os Trapalhões"  




Rainha Elizabeth II - Rainha da Inglaterra




David Beckham - Jogador de futebol




Paul McCartney - Músico, ex-integrante dos Beatles



Barack Obama - Primeiro presidente negro dos EUA e oitavo presidente dos EUA que foi escoteiro



Madonna - Cantora




Adriana Birolli -Atriz


José de Alencar- Ex-presidente



Cláudia Gimenez- Atriz



Sabrina Sato -Apresentadora

Regina Casé- Apresentadora e atriz

Significado da flor de lis



1. A Flor de Lis significa a pureza e candura da nossa alma de crianças.
2. A nervura da pétala central indica-nos o caminho do sol, a fonte da vida, como sendo a estrada que todos temos de percorrer.
3. As três pétalas representam os três artigos da promessa escoteira.
4. O anel significa a fraternidade escotista mundial.
5. As estrelas representa o nosso Cruzeiro do Sul.
6. As três pétalas inferiores significam as virtudes escoteiras.
7. O Sempre Alerta é o lema escoteiro.
8. O nó representa a obrigação para o escoteiro da prática diária de uma boa ação.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Escotismo para Rapazes

Escotismo para Rapazes, é um livro técnico onde é descrita a filosofia e técnica escotista de Robert Baden-Powell, editado pela primeira vez em 1908.


História

Escotismo para Rapazes surge devido a outro livro de Baden-Powell, Aids to Scouting, publicado em   destinado ao exército. Estava a ser usado como livro de texto nas escolas masculinas e por rapazes em toda a Inglaterra. Devido a este fenómeno e a pedido de vários jovens da altura, em destaque de Jonh Smith , fundador da associação «Boys' Brigade», Baden-Powell com a sua experiência na Índia e África onde conviveu com várias tribos selvagens mais a sua investigação a respeito da educação dos rapazes, que ia desde os espartanos, antigos bretões, peles vermelhas, até nossos dias, Baden-Powell desenvolve o conceito de escotismo para rapazes, onde o aplica em prática pela primeira vez em 1907, num acampamento na pequena ilha britânica deBrownsea com vinte rapazes. Devido ao êxito obtido publica pela primeira vez Scouting for Boys em 1908, que estava dividido em seis prestações quinzenais , ilustradas por ele mesmo, posteriormente, foi encadernado e vendido inteiro.
Quando o Escotismo para Rapazes sai nas bancas a adesão é tal que se propaga pela Europa em poucos anos e encontra-se traduzido em dezenas de línguas, sendo vendido em quase todo o mundo. Nasce assim o movimento escoteiro internacional, sendo a base de toda a sua filosofia e técnica descrita neste livro.

Conteúdo

O livro contém orientações em forma de «Palestras de Bivaque» ou conversas de Fogo de Conselho sobre conhecimentos importantes para um Escuteiro: Orientação, Tocaia, Comida selvagem, Primeiros Socorros, Organização de um Acampamento, etc. Mas também sobre cidadania, carácter, importância do serviço ao próximo, etc.

Curiosidades

  • A primeira versão portuguesa deste livro foi publicada pela Associação dos Escoteiros de Portugal com o título "Manual do Escoteiro", encontrando-se esgotada há várias décadas.
  • Escotismo para Rapazes continua a ser um best-seller, estando traduzido para todas as principais línguas do planeta. É um livro extremamente interessante para os jovens, mas deve ser lido por todos os que queiram realmente compreender o Escotismo, no entanto não esquecendo que foi um livro escrito em 1908.
  • Escotismo para Rapazes passou para o Domínio público em 2011, 70 anos após a morte do autor.
  • Em 2008 foi comemorado o centenário deste livro.

Ficheiro:Scouting for Boys Part 2 cover.gif

Pioneria

Pioneira é como se chamam estruturas construídas geralmente de bambu (ou troncos) e sisal com o uso de amarras e nós e com a finalidade de trazer conforto ao acampamento escoteiro além de desenvolver a coordenação motora e a segurança no uso de ferramentas de corte.
O uso de pioneiras facilita em muito a vida em acampamento por serem de extrema utilidade e fácil construção. Bastam apenas um bom número de hastes firmes e corda para dar vida a pontes, abrigos, fogões suspensos, pórticos, torres e uma infinidade de outras estruturas limitadas apenas pela imaginação e habilidade do escoteiro.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Vassoura de garrafa pet



O que você precisa:
  • 20 garrafas de refrigerante de plástico PET de 2 litros
  • cabo de vassoura
  • tesoura
  • estilete
  • furador
  • arame
  • martelo
  • pregos
 Etapas:
1. Retire o rótulo da garrafa.
2. Retire o fundo da garrafa, cortando com o estilete.
3. Faça cortes na garrafa até a parte mais arredondada
A garrafa vai ficar com tirinhas de cerca de 0,5 cm.

4. Retire o gargalo com a tesoura.
5. Faça 18 peças sem gargalo e deixe uma com o gargalo.
6. Encaixe as peças sem gargalo, uma a uma, por cima da peça com gargalo. Está pronta a base da vassoura
7. Corte a parte superior de outra garrafa e encaixe por cima da base da vassoura que você acabou de preparar
8. Faça dois furos e encaixe o arame, atravessando todas as camadas de garrafas
9. Puxe o arame até o outro lado e torça as pontas para arrematar
10. Fixe as peças com o auxílio de  dois pregos
11. Está pronta sua vassoura. E pode acreditar, ela varre de verdade!